Práticas discursivas x formas de poder
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TEXTOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS :: A ORDEM DO DISCURSO :: A ORDEM DO DISCURSO NA PERSPECTIVA DE FOUCAULT
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Práticas discursivas x formas de poder
Foucault exprime sua inquietação sobre o que é dito ou não pelas pessoas. Neste sentido, Foucault friza que tudo que é discursivamente produzido em sociedade é controlado, é basicamente natural que nem tudo seja ou possa ser dito e não porque não existam meios ou palavras para expressar ou representar situações, mas porque as relações de poder não permitem que tudo seja dito, em quaisquer esfera social.
A educação, cita ele, deveria ser por excelência o meio de acesso a todos os tipos de discurso, no entanto vivenciamos isso a todo momento em nosso dia a dia, o fato de a educação estar a mercê das questões políticas, tornando-se uma ferramenta de doutrinação que, de modo geral, busca transformar ou promover a permanência do quadro em que se encontra determinada sociedade.
Francis Bacon apontou em uma frase que tornou-se famosa que "conhecimento é poder". Os discursos são produzidos, primeiramente, em espaços de poder, por ele permeado e disseminado, por quem o detém.
A educação, cita ele, deveria ser por excelência o meio de acesso a todos os tipos de discurso, no entanto vivenciamos isso a todo momento em nosso dia a dia, o fato de a educação estar a mercê das questões políticas, tornando-se uma ferramenta de doutrinação que, de modo geral, busca transformar ou promover a permanência do quadro em que se encontra determinada sociedade.
Francis Bacon apontou em uma frase que tornou-se famosa que "conhecimento é poder". Os discursos são produzidos, primeiramente, em espaços de poder, por ele permeado e disseminado, por quem o detém.
Thássia de Sá- Convidado
Re: Práticas discursivas x formas de poder
Pois é Thaíssa, Foucault ainda completa dizendo que o texto permite inferências ainda não ditas, mas posto nas entrelinhas através do discurso. O novo não está explícito no texto, mas sugerido pelas possibilidades dos fatos.
Nazaré dos Santos Costa A- Mensagens : 7
Data de inscrição : 10/09/2018
Apropriação Social do Discurso
Achei interessante quando Focault coloca que todo sistema educacional é uma maneira política de manter ou modificar a apropriação dos discursos. Diante disso, pôde-se fazer uso da educação como arma política para manter e legitimar o discurso dominante ou ao contrario, usá-la para questionar, refletir e analisar o discurso sob a ótica de sua intencionalidade (quem fala, de onde fala é porque fala?) e dessa forma propor outra perspectiva sobre o discurso dito ou romper com a hegemonia política do discurso dominante. E aí se encontra a grande oportunidade do professor e ao mesmo sua Odisseia.
Maria Florencia- Convidado
Re: Práticas discursivas x formas de poder
Foucault traz o quão é amplo o jogo de interesses e poderes que permeiam os discursos, condicionado à época existente, atravessando a relação entre as práticas discursivas e os poderes controladores. E que a produção do discurso permeia a seleção com a valorização ou desvalorização dos discursos ao longo da História. Podendo explicitar tal relação observa-se a figura do portador de transtorno mental na Idade Média até os dias atuais por não obedecer os padrões sociais tem seu discurso "interditado".
Ainda buscando preservar os poderes hegemônicos, nos discursos há uma valorização da "vontade da verdade" porém somente a verdade( regras, leis, disciplinas, rituais, ordens, doutrinas) aceita e imposta pela sociedade vigente.Quem não correspondesse a essa verdade era excluído e considerado falso.
Ainda buscando preservar os poderes hegemônicos, nos discursos há uma valorização da "vontade da verdade" porém somente a verdade( regras, leis, disciplinas, rituais, ordens, doutrinas) aceita e imposta pela sociedade vigente.Quem não correspondesse a essa verdade era excluído e considerado falso.
Rita Dias Nascimento- Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/09/2018
Re: Práticas discursivas x formas de poder
Infelizmente a educação não é neutra desse processo ordenado do discurso, ela legitima posições de privilégios e hierarquias dentro dos espaços educacionais. Devemos considerar o princípio da especificidade, apontado por Foucault. Deste modo, não se pode considerar o discurso em um jogo de significações prévias, pré-estabelecidas. Os discursos precisam ser decifrados, não se deve conceber que o mundo nos apresenta uma face legível que teríamos de decifrar apenas, ele não é cúmplice de nosso conhecimento. Assim, não podemos acreditar nos discursos postos, principalmente no âmbito da educação, precisamos considerar a especificidades desta área e fazermos uma análise pormenorizada dos contextos e das práticas. A educação precisa ser contextualizada.
Lais- Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2018
Re: Práticas discursivas x formas de poder
Diante do exposto pelas colegas, ressalto aqui o papel do professor como mediador no espaço escolar. A depender do seu posicionamento, o mestre pode "abrir" os olhos dos educandos de modo adequado à sua faixa etária, ou continuar fortalecendo o discurso dominante, enfraquecendo e calando sujeitos em formação.
Por essas e outras a práxis no ensino deve estar sempre no âmbito da ação>reflexão>ação>reflexão...
Por fim, nossas pesquisas nessas instituições precisam atuar no sentido de contribuir para desconstruir discursos que não permitem o desenvolvimento dos indivíduos ali presentes.
Por essas e outras a práxis no ensino deve estar sempre no âmbito da ação>reflexão>ação>reflexão...
Por fim, nossas pesquisas nessas instituições precisam atuar no sentido de contribuir para desconstruir discursos que não permitem o desenvolvimento dos indivíduos ali presentes.
Fonseca- Mensagens : 5
Data de inscrição : 10/09/2018
Idade : 31
Re: Práticas discursivas x formas de poder
Foucault aponta que as relações de poder não permitem que tudo seja dito, em qualquer esfera social. É possível analisar essas relações de poder no ambiente educacional, no qual os currículos são organizados em uma perspectiva que contempla o discurso dos dominantes, sem necessariamente considerar a especificidade do contexto, da turma e de cada indivíduo. Dessa forma, para potencializar o processo de aprendizagem mais significativo é interessante possibilitar um espaço para reflexões e questionamentos, ou seja, a educação deveria ser um meio de acesso a diversos discursos.
Juliana Mota Lima- Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/09/2018
Práticas discursivas x formas de poder
O discurso rodeado de desejo e poder consiste numa maneira de imposição da verdade aos que escutam. Exerce a função de controle e limitação de regras ao circular na sociedade como absoluto e justo; excluem tudo que é exterior ao padrão. Quem se apropria do discurso se apossa do poder estabelecendo relações desiguais entre quem fala e quem ouve. É dessa maneira que se estabelece o discurso do poder.
Refletindo a questão do poder da profissão, percebe-se que a ideologia do profissional é determinada pela verdade imposta do poder social, validado sobre a estratégia de direito privilegiado da construção e imposição do conhecimento. Entretanto, o profissional, aqui especificamente professor, se subverte e fortalece, na medida em que ele tem a autoridade peculiar de repensar, reformular o discurso sobre esse conhecimento.
Refletindo a questão do poder da profissão, percebe-se que a ideologia do profissional é determinada pela verdade imposta do poder social, validado sobre a estratégia de direito privilegiado da construção e imposição do conhecimento. Entretanto, o profissional, aqui especificamente professor, se subverte e fortalece, na medida em que ele tem a autoridade peculiar de repensar, reformular o discurso sobre esse conhecimento.
Adailce- Convidado
TEXTOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS :: A ORDEM DO DISCURSO :: A ORDEM DO DISCURSO NA PERSPECTIVA DE FOUCAULT
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