TEXTOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise de Conteúdo

3 participantes

Ir para baixo

Análise de Conteúdo  Empty Análise de Conteúdo

Mensagem por Regina Dias Silva Almeida Ter Out 30, 2018 3:36 pm

A Análise de Conteúdo(AC), enquanto método de organização e análise de dados possui algumas características, primeiro aceita-se que o seu foco seja qualificar as vivências do sujeito, bem como, suas percepções sobre determinado objeto e seus fenômenos(BARDIN, 1977). Contudo, a AC, também, pode ser utilizada para o aprofundamento de estudos quantitativos.
Dentre as características da AC há também a ideia de que a AC seja mais simples e de fácil abordagem. Ainda tratando das características da AC, destacam-se as potencialidades e as limitações relacionadas ao método.
Possibilidades de aplicação da AC: a Análise Temática de Conteúdo, segundo Minayo (2007), desdobra-se nas etapas pré-análise, exploração do material ou codificação e tratamento dos resultados obtidos/interpretação.
Limitações da AC: segundo Rocha e Deusdará (2005), o objetivo da pesquisa qualitativa é captar em saber que está por trás da superfície textual. Assim, o pesquisador deve ser um espião da ordem que se propõe a desvendar a subversão escondida; deve ser um leitor privilegiado por dispor de técnicas seguras de trabalho.

Regina Dias Silva Almeida

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de Conteúdo  Empty Re: Análise de Conteúdo

Mensagem por Maria Cristina Dom Nov 18, 2018 10:24 pm

Isso mesmo, Regina, DEUSDARÁ e ROCHA,análise de Conteúdo cumpre essa função e se define como um “conjunto de técnicas de análise das comunicações”* que aposta grandemente no rigor do método ( p.04)

Maria Cristina

Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de Conteúdo  Empty Re: Análise de Conteúdo

Mensagem por Edicarla correia Seg Nov 19, 2018 11:27 pm

Operacionalmente, a Análise de Conteúdo, como as colegas tão bem colocaram, desdobra-se nas etapas: pré-análise, exploração do material ou codificação e tratamento dos resultados obtidos/interpretação. Acredito que devemos nos aprofundar bastante no estudo destas etapas, pois nela estarão ferramentas que proporcionarão os caminhos para a análise do texto, das frases, e palavras, construindo representações para categorias que serão construídas e assim nos dando pistas até em torno de novas dimensões teóricas e interpretativas que possivemente irão surgir a partir das análises feitas através da triangulação dos dados.

Edicarla correia

Mensagens : 17
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de Conteúdo  Empty Re: Análise de Conteúdo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos