Análise de Conteúdo

Ir em baixo

Análise de Conteúdo

Mensagem por Regina Dias Silva Almeida em Ter Out 30, 2018 3:36 pm

A Análise de Conteúdo(AC), enquanto método de organização e análise de dados possui algumas características, primeiro aceita-se que o seu foco seja qualificar as vivências do sujeito, bem como, suas percepções sobre determinado objeto e seus fenômenos(BARDIN, 1977). Contudo, a AC, também, pode ser utilizada para o aprofundamento de estudos quantitativos.
Dentre as características da AC há também a ideia de que a AC seja mais simples e de fácil abordagem. Ainda tratando das características da AC, destacam-se as potencialidades e as limitações relacionadas ao método.
Possibilidades de aplicação da AC: a Análise Temática de Conteúdo, segundo Minayo (2007), desdobra-se nas etapas pré-análise, exploração do material ou codificação e tratamento dos resultados obtidos/interpretação.
Limitações da AC: segundo Rocha e Deusdará (2005), o objetivo da pesquisa qualitativa é captar em saber que está por trás da superfície textual. Assim, o pesquisador deve ser um espião da ordem que se propõe a desvendar a subversão escondida; deve ser um leitor privilegiado por dispor de técnicas seguras de trabalho.

Regina Dias Silva Almeida

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/09/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum