TEXTOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Rarefação e a Sociedade de discursos

2 participantes

Ir para baixo

Rarefação e a Sociedade de discursos Empty Rarefação e a Sociedade de discursos

Mensagem por Rita Dias Nascimento Qua Set 12, 2018 7:37 pm

Foucault aborda a Rarefação como um determinante das condições do funcionamento do discurso, onde nem todas as regiões do discurso são igualmente acessíveis, algumas diferenciadas e diferenciantes. Direcionando para a Sociedades de Discursos em que o objetivo é conservar ou produzir discursos em que o acesso circule em lugares restritos, segundo regras. Tal controle remete às significações de discursos em círculos fechado de indivíduos  como se observa por exemplo em sociedades religiosas, políticas e filosóficas  a exemplo da maçonaria e determinadas igrejas,  ambientes estes permeados de simbolismos que para muitos o entendimento não se faz possível. E no âmbito mais próximo percebe-se a rarefação quando os discursos também conotam exclusividade em seu entendimento e interação tendo exemplo as linguagens técnicas, científicas, refletindo  com isso na apropriação social do discurso.
Diante do exposto, surge a reflexão: Acessibilidade  às informações e a globalização reverberaram em  uma diminuição da Rarefação nos discursos?


Última edição por Rita Dias Nascimento em Sáb Set 15, 2018 5:30 pm, editado 3 vez(es)

Rita Dias Nascimento

Mensagens : 8
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Rarefação e a Sociedade de discursos Empty Re: Rarefação e a Sociedade de discursos

Mensagem por Vaneza Oliveira Qua Set 12, 2018 8:46 pm

Por isso Foulcault alerta que existem estruturas sociais  que dispõem de rituais e estratégias específicas de validação e disseminação dos discursos. A partir dessas estratégias discursos são negados ou validados, silenciados ou tomados como oficiais. Essas instituições, como você cita, a igreja, a academia, as escolas, os grupos políticos, e tantas outras,  exercem um grande poder de influência  sobre nossas crenças, pensamos, ideias se ações.

Vaneza Oliveira

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos