TEXTOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise de Conteúdo e Análise do discurso.

5 participantes

Ir para baixo

Análise de Conteúdo e Análise do discurso. Empty Análise de Conteúdo e Análise do discurso.

Mensagem por Vaneza Oliveira Sex Out 19, 2018 5:33 pm

Ao fazer ciência em educação, considerando a abordagem qualitativa, compreendemos que não há como abarcar um fenômeno em sua totalidade, busca-se aproximações do real, construídas pelo método científico. Rocha e Deusdará (2005) diferenciam a Análise do Conteúdo da Análise do Discurso destacando alguns fatores que aproximam a Análise do Conteúdo da abordagem positivista, visto que valoriza a pretensa objetividade, neutralidade e afastamento do pesquisador, ao buscar o “significado do texto, na tentativa de alcançar diretamente o que haveria por trás do que se diz”. Nessa concepção de linguagem não se considera o contexto da produção, os elementos históricos e culturais, como fatores que se interrelacionam na produção de sentidos. Na Análise do discurso, por outro lado, parte-se da concepção da linguagem como construção social onde interagem o lingüístico e o extralinguístico, ou seja, a linguagem como interação, impregnada de construtos sócio, histórico ideológicos. Além disso, o pesquisador é visto como agente participante que coloca sua subjetividade em jogo ao fazer a análise.
Como aproximação os autores citam a relevância conferida ao rigor científico, observada nos dois mecanismos de análise, a necessidade de explicitar os caminhos teóricos e metodológicos percorridos na investigação, de forma a garantir sua validade.

Vaneza Oliveira

Mensagens : 10
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de Conteúdo e Análise do discurso. Empty Re: Análise de Conteúdo e Análise do discurso.

Mensagem por Adailce Celestina de Deus Sáb Out 20, 2018 11:53 pm

Rocha e Deusdará (2005) em seu artigo “Análise do conteúdo e análise do discurso: aproximações e afastamentos na (re)construção de uma trajetória”, referencia as obras de Bardin e de Dominique, para trazer contribuições sobre análise de conteúdo e análise de discurso, entendidas como mecanismos adotados para a reflexão sobre os pressupostos em análise.
Complementando a abordagem feita por Vaneza, é interessante citar os diferentes percursos da analise de conteúdo: texto é considerado como um elemento particular restrito a seu contexto; o ponto de partida é estrutura do texto para interpretação, na condução de etapas que garantam sua legitimação, seu verdadeiro significado; busca o que o texto quer dizer. E quanto a análise de discurso: situa mais a compreensão do processo produtivo do texto, do que o entendimento do texto em si mesmo; o ponto de partida é a situação de produção para interrogar sua interpretação; busca como um texto é produzido e funciona diante do contexto social e histórico.

Adailce Celestina de Deus

Mensagens : 2
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de Conteúdo e Análise do discurso. Empty Re: Análise de Conteúdo e Análise do discurso.

Mensagem por Maria Cristina Dom Out 21, 2018 10:33 pm

Justamente, meninas, o texto é o ponto de partida para a Análise de Conteúdo. Segundo Laurence Bardin( 2016, p. 23) ," a intenção da Análise de Conteúdo é a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção( ou eventualmente de recepção ), inferência esta que recorre a indicadores (quantitativos ou não)".
A análise de conteúdo procura descrever aquilo que está por trás das palavras e sobre as quais se debruça.

Maria Cristina

Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de Conteúdo e Análise do discurso. Empty Análise de discurso é superior a análise de conteúdo?

Mensagem por Lais Seg Out 22, 2018 10:09 pm


A Análise de Conteúdo é colocada como uma das possibilidades nas ciências sociais aplicadas de organização e análise dos dados na pesquisa qualitativa. Esse é o tipo pesquisa predominante no campo da educação. Na análise de conteúdo “busca-se descrever o conteúdo emitido no processo de comunicação, seja ele por meio de falas ou de textos (...) e é composta por procedimentos sistemáticos que proporcionam o levantamento de indicadores (quantitativos ou não) permitindo a realização de inferência de conhecimentos”, conforme Calixto, Cavalcante e Pinheiro (2014).
A partir das discussões dos e das colegas sobre a análise de discurso e sobre a análise de conteúdo, importante fazermos algumas considerações. Depois de estudar análise de discurso e agora conhecendo a análise de conteúdo, poderíamos dizer que a análise de discurso é superior a análise de conteúdo, ou o contrário?
Bem, após os estudos e as discussões que tem permeado nas aulas não cabe a nós hierarquizar os dispositivos de análise arguindo que a análise de discurso é superior à análise de conteúdo, ou vice-versa. Tudo vai depender de como vai ser constituída a proposta de pesquisa de cada pesquisadora e pesquisador e quais as escolhas metodológicas mais adequadas a cada pesquisa. Isso envolve o conhecimento sobre os métodos e técnicas, a coerência epistemológica, a teorização das escolhas, que perpassam pela subjetividade de quem pesquisa.
Deusdará e Rocha teorizam sobre o que chamam de aproximações e afastamentos. A análise de discurso e a análise de conteúdo são dotadas de aspectos teórico-metodológicos construídos por meio de uma trajetória de continuidades e rupturas. O que se pode dizer é que cada método tem a sua especificidade e o seu caminho construído com base no contexto de criação e evolução na história e na ciência. Como apontam os autores cada um tem um tipo de olhar para a realidade: na análise de conteúdo a concepção de ciência é posta como instrumento neutro de verificação de uma determinada realidade e a análise de discurso é tida como espaço de construção de olhares diversos sobre o real.

Lais

Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de Conteúdo e Análise do discurso. Empty Re: Análise de Conteúdo e Análise do discurso.

Mensagem por Alberthyvania Ter Nov 20, 2018 7:59 pm

As duas trabalham com mensagens e interpretação,o modo é que as diferencias. Análise de Conteúdo (investigação de fenômenos simbólicos) é a decodificação por meio de indícios, inferências... A Análise de discurso se observa o homem que fala, preocupada em interpretar as condições de produção verificando como é dito e não o que é dito, observação de um logo político que perpassa pela memória discursiva, o que entendemos como a relação de poder existente no discurso.

Alberthyvania

Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de Conteúdo e Análise do discurso. Empty Re: Análise de Conteúdo e Análise do discurso.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos