ANÁLISES: CONTEÚDO E DISCURSO

Ir em baixo

ANÁLISES: CONTEÚDO E DISCURSO

Mensagem por Thássia de Sá Sampaio em Qua Out 31, 2018 11:58 pm

Não há como não destacar, logo de início, a ideia de que o conhecimento não é linear, não há uma progressão-acúmulo de conhecimentos.
As análises de discurso e conteúdo surgem em nosso entremeio como uma forma de também se construir e disseminar saberes. Com surgimento ao final dos anos 60, por a análise do conteúdo não ser mais tão suficiente naquele quadro, temos a análise do discurso que vem como alternativa para a análise do conteúdo. É proposto a partir de então que se ponha em conjunto linguagem e sociedade mais contexto ideológico, tornando-se uma nova forma para repensar antigas práticas.
A antes mais utilizada análise de contéudo, algumas vezes é apresentada como mais simples e de fácil abordagem, o que não o é de fato. Neste modelo, prima-se por alcançar a significação do texto numa perspectiva estável, na tentativa de alcançar o sentido que o autor do texto lhe imprimiu ao produzi-lo; em A.C. é preciso atentar-se a sua relação com a construção das perguntas acerca do objeto, e é isto que lhe torna não tão simplificada.

Thássia de Sá Sampaio

Mensagens : 1
Data de inscrição : 10/09/2018

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum