TEXTOS E PRÁTICAS DISCURSIVAS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Análise de Conteúdo: Técnica e comentário

2 participantes

Ir para baixo

Análise de Conteúdo:  Técnica e comentário Empty Análise de Conteúdo: Técnica e comentário

Mensagem por Alberthyvania Seg Out 29, 2018 5:17 pm

Análise de Expressão
Caminho que se escolhe para estudar as narrativas,ou melhor,suas estruturas, com intenção de compreendê-las formalmente, tendo como objetivo central reconhecer a autenticidade do conteúdo (documentos), bem como a autenticidade dos discursos políticos e ideológicos, analisando aí a relação entre o discurso, seu produtor e o meio em que está inserido, ou seja, as características socioculturais que podem moldar as falas,

Alberthyvania

Mensagens : 11
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Análise de Conteúdo:  Técnica e comentário Empty Re: Análise de Conteúdo: Técnica e comentário

Mensagem por Edicarla correia Seg Nov 19, 2018 10:38 pm

compreendi que a análise de conteúdo espera entender que o pensamento do sujeito se dá através do conteúdo expresso no texto, numa concepção transparente de linguagem. Diferente do análise do discurso que é algo que não está tão aparente assim. A AC busca, refletindo sobre o seu tópico, as ideologias presentes no conteúdo do texto, daquilo que é produzido pelos colaboradores, tais ideologias que trazem valores e ideiais estruturantes como experiências de vida, de conhecimento, sociais, culturais etc.
Acredito que teremos grandes desafios ao usar qualquer um dos dispositivos de análise, os dois compreendem uma riqueza de ferramentas que auxiliarão o professor-pesquisador na sua jornada de pesquisa. Em em buscaremos o sentido e no outro o conteúdo do texto. Dois desafios, dois importantes dispositivos que o professor-pesquisador deve se aprofundar para que; a depender de seu objeto, lócus e metodologia; possa escolher seu dispositivo de análise que poderá conduzir ao alcance dos objetivos propostos e das expectativas almejadas.

Edicarla correia

Mensagens : 17
Data de inscrição : 10/09/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos